
Considerações sobre o câncer de boca.
Este tipo de tumor continua sendo diagnosticado em fase adiantada e, infelizmente, a taxa de mortalidade permanece alta e aumentando. O Rio Grande do Sul, por exemplo, é um dos estados com maior número de casos diagnosticados no Brasil por 100 mil/habitantes.
Na busca de alterar este cenário, é importante frisar a necessidade do auto-exame bucal com intuito de detectar alterações precoces. Feridas que não cicatrizam em duas semanas, placas brancas e nódulos são dados que indicam uma atenção especial e a procura ao cirurgião-dentista.
Outra conduta imprescindível para a diminuição do número de casos de câncer bucal é a adoção de um estilo de vida saudável através da ingestão de frutas e verduras e o não consumo de cigarro e álcool. O tabaco e as bebidas alcóolicas são considerados os principais causadores do câncer boca. Recentemente, Porto Alegre foi considerada a capital com maior número de fumantes, enfocando a necessidade de políticas de combate ao fumo.
A conscientização sobre o câncer de boca deve ser constante, enfatizando a importância do auto cuidado e exame bucal periódicos com o cirurgião-dentista. Medidas simples que têm um impacto significativo e positivo no combate a este tumor, passível de tratamento, desde que surpreendido em fase inicial.
Para finalizar, segue um esquema para orientar o auto-exame bucal. E, na dúvida, procure o cirurgião-dentista/estomatologista!