a
Seg - Sex: 9:00- 18:00 Sab - Dom: Somente Emergências
(51) 3224-5976 (51) 98519-3112
Avenida Protásio Alves, 1281/407 Petrópolis | Porto Alegre | RS

Blog

Maio Vermelho: Mês da Conscientização do Câncer de Boca

A estimativa, para o Estado do Rio Grande do Sul,  no ano de 2023, é de 580 novos casos de câncer de boca, sendo o quinto tumor de maior incidência entre os homens. A  grande maioria destas neoplasias são diagnosticadas tardiamente, comprometendo o prognóstico e a sobrevida do paciente. E neste estágio, a conduta para a cura do tumor torna-se mutilante, tendo que associar radioterapia e quimioterapia ao tratamento cirúrgico. Por este motivo, a prevenção torna-se o principal foco. 

É de extrema importância o conhecimento dos fatores envolvidos no  desenvolvimento do câncer de boca. Fumo e consumo de álcool estão envolvidos em aproximadamente 95% dos tumores. Má higiene bucal, baixo consumo de frutas e verduras, o vírus do HPV são consideradas causas secundárias. Esta neoplasia ocorre geralmente em indivíduos acima de 40 anos, em determinadas localizações da cavidade bucal: abaixo e na lateral da língua e no lábio inferior.  

Uma grande vantagem no diagnóstico do câncer de boca é a facilidade do exame físico para a sua detecção precoce. Precisa-se, entretanto, saber como realizar e o que procurar  com o auto exame. Sugere-se abaixo uma sequência de auto exame.

Placas brancas não removíveis à raspagem, feridas que não cicatrizam em 15 dias, nódulos endurecidos são exemplos de alterações que devem ser investigadas com mais afinco por um cirurgião dentista/estomatologista. Abaixo alguns casos clínicos de câncer de boca. 

                             Ferida com margens endurecidas.              Ferida no “céu da boca”. 

                           Placas esbranquiçadas associada a área central endurecida.  Câncer em fase inicial. 


 Aumento de volume na garganta, dificultando respiração e  deglutição.

 

      

     Ferida na lateral da língua associada a áreas avermelhadas.

Cabe frisar que o câncer bucal pode ocorrer também em indivíduos jovens não fumantes e etilistas.  Por isto, a importância do exame bucal periódico  com o cirurgião dentista, independente da idade ou estilo de vida! A chance de cura do câncer bucal aumenta consideravelmente se diagnosticado precocemente!