Feridas de câncer na boca podem apresentar-se como úlceras que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas, caroços ou protuberâncias na língua, gengivas, bochechas, lábios ou garganta. É importante procurar um estomatologista se houver qualquer anomalia persistente na boca. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem aumentar as chances de cura.
Alguns dos primeiros sinais de câncer de boca incluem:
- Úlcera na boca que não cicatriza
- Manchas brancas ou vermelhas na língua, gengivas, bochechas, lábios ou garganta
- Caroços ou protuberâncias na boca
- Sangramento ou dor na boca sem causa aparente
- Dificuldade em mastigar, engolir ou falar
- Mudanças no formato ou posição dos dentes
- Mudanças na voz ou rouquidão persistente
É importante destacar que esses sinais podem ser causados por outras condições, além de câncer de boca. Por isso, é importante procurar um ESTOMATOLOGISTA para uma avaliação precisa e o tratamento adequado. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem aumentar as chances de cura.
O câncer de boca começa quando surgem células anormais na língua, gengivas, bochechas, lábios ou garganta. Essas células podem crescer e se multiplicar, formando um tumor. Se não for tratado, o tumor pode invadir outras partes da boca e do corpo, incluindo os ossos e tecidos circundantes.
O câncer de boca pode ser causado por vários fatores, incluindo tabagismo, uso excessivo de álcool, exposição ao sol sem proteção, HPV (vírus humano papiloma), má higiene bucal e histórico familiar de câncer.
Os sintomas do câncer de boca podem incluir úlceras que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na boca, caroços ou protuberâncias na boca, sangramento ou dor na boca sem causa aparente, dificuldade em mastigar, engolir ou falar e mudanças no formato ou posição dos dentes.
Se você suspeita de câncer de boca, é importante procurar um ESTOMATOLOGISTA imediatamente para uma avaliação precisa e tratamento adequado. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem aumentar as chances de cura.
O câncer de boca pode aparecer em várias áreas da boca, incluindo:
- Língua: pode aparecer no lado da língua ou na raiz
- Gengivas: a área de tecido macio que cobre os ossos do maxila (parte superior) e da mandíbula (parte inferior)
- Bochechas: as paredes internas das bochechas
- Lábios: a parte externa da boca
- Garganta: a parte posterior da boca, incluindo a faringe e a laringe
Em alguns casos, o câncer de boca pode se espalhar para outras partes do corpo, como ossos, tecidos circundantes e órgãos, como o pescoço, os gânglios linfáticos e os pulmões.
O tipo mais comum do câncer de boca é o carcinoma espinocelular ou de células escamosas. Geralmente se desenvolve nas áreas externas da boca (lábio inferior) e na parte interna da boca, como na língua e no assoalho de boca (embaixo da língua).
As aftas são feridas dolorosas comuns na boca que geralmente desaparecem sozinhas em alguns dias. Em geral, as aftas são inofensivas e não são perigosas. No entanto, em alguns casos, uma afta persistente pode ser um sinal de uma condição mais séria, como o câncer de boca.
Se você tem uma afta que não desaparece em uma semana ou mais, ou se tiver outros sintomas como dor persistente, sangramento ou inflamação na boca, é importante procurar o acompanhamento de um dentista. Eles poderão avaliar sua condição e realizar exames para determinar a causa da afta e prescrever o tratamento adequado.
Inicialmente, devemos ter um diagnóstico preciso da ferida! Se a ferida por trauma, existem no mercado diversas soluções e pomadas orobase que aceleram a cicatrização. Alguns exemplos são: iodopovidona 10% solução aquosa, pomadas e soluções à base de corticosteroides, uso de laser de baixa potência por um profissional capacitado. Deve-se evitar as receitas caseiras que, em muitos casos, retardam o processo de cicatrização. Um tratamento eficaz dar- se – á com um diagnóstico preciso.
Muitas doenças sistêmicas podem se manifestar na boca na forma de feridas. O assunto é bastante extenso, por isto segue lista das doenças mais frequentes:
– Líquen Plano.
– Pênfigo Vulgar
– Deficiência de vitaminas (B12, C), ferro, ácido fólico.
– Doença de Crohn
– Doença de Behçet
Na verdade, sempre há um motivo para o surgimento desta ferida! No entanto, as razões são diversas e, algumas vezes, de difícil diagnóstico. Os fatores etiológicos podem ser traumas, infecções ou mesmo tumores.
Provavelmente não seja uma afta! E sim, uma lesão parecida. As aftas cicatrizam em aproximadamente 14 dias.
As aftas são feridas bem doloridas, coloração amarelada e halo envolta avermelhado que somem em aproximadamente 14 dias. O câncer de boca no início tende a ser assintomático, uma ferida com bordas endurecidas que não desaparecem.
Consideramos uma afta preocupante quando não cicatriza em duas semanas. Mas mesmo as que somem em duas semanas, devem ser ter sua causa investigada.
Sim! As aftas não são ocasionadas por microorganismos como vírus ou bactérias.
O nebacetin deve ser utilizado em pele. O seu efeito na boca é logo neutralizado. Não se adere bem na mucosa da boca..
Mais comumente se manifestam como várias placas esbranquiçadas (coloração de pérola) e pode ocasionar áreas sem papilas no dorso da língua.
O HPV é um tipo de vírus que ocasiona uma lesão verrucosa com aparência de uma “couve-flor”. Por sinal, é uma lesão bastante comum na boca. Indica-se sua remoção e envio para análise.
Dependendo da extensão da lesão, pode ser necessário o uso de antibiótico sistêmico. Porém, a grande maioria das feridas inflamada são resolvidas com uso de antibióticos tópicos. O mais comumente utilizado é o digluconato de clorexidina a 0.12%.
Estomatite é um termo genérico e significa qualquer lesão na boca. Elas podem ser causadas por trauma, microorganismos e tumores. A sua causa deve ser determinada para um correto tratamento.
Dentre as principais manifestações de uma ferida infectada em boca, destacam-se: dor, vermelhidão , supuração (material purulento) e, em casos mais avançados, febre.