a
Seg - Sex: 9:00- 18:00 Sab - Dom: Somente Emergências
(51) 3224-5976 (51) 98519-3112
Avenida Protásio Alves, 1281/407 Petrópolis | Porto Alegre | RS

Blog

Preciso fazer uma biópsia de boca! O que devo saber?

O que é biópsia?

O primeiro ponto a ser esclarecido é a definição de biópsia. Consiste na remoção de um fragmento de tecido vivo e posterior análise microscópica. Existem basicamente dois tipos. A biópsia excisional/total que é a retirada completa da lesão e, neste caso, já considerado o tratamento definitivo. Já a biópsia incisional seria a remoção de parte da lesão para fins de diagnóstico. (Figuras 1 e 2) O tipo de biópsia irá depender do diagnóstico presuntivo da lesão.

Fig 1: Lesão na gengiva que necessita de biópsia total.
Fig 2: Lesão na língua que necessita de biópsia parcial.

Toda lesão na boca necessita de biópsia?

Não. Algumas doenças da boca tem um aspecto clínico característico que dispensa a necessidade de biópsia para confirmar o diagnóstico.

Como é feita a biópsia?

A biópsia é um procedimento cirúrgico, logo exige cuidados prévios (boa anamnese do paciente), durante (boa técnica cirúrgica do profissional) e após (controle da cicatrização) à cirurgia. Na quase totalidade dos casos, é realizada com anestesia local no consultório odontológico. Geralmente, exige 1 ou 2 dias de repouso pós cirurgia.

A biópsia é um exame auxiliar ao diagnóstico da doença de boca. Para o nome da doença (diagnóstico), é necessário associá-la à história da lesão (quando surgiu, se há dor, por exemplo) e ao exame da lesão pelo profissional.

Dr. Ricardo Losekann Paiva, Mestre em Patologia Bucal. Possui mais de 15 anos de experiência na área de estomatologia clínica e tem como principais áreas de atuação o carcinoma espinocelular, lesões bucais, citopatologia bucal e saúde pública. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela FAMESP. Diversas publicações em revistas de destaque na área, incluindo Acta Cytologica, Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology, e Analytical and Quantitative Cytology and Histology. Seus artigos abrangem tópicos como screening citológico, carcinoma de células escamosas, cistos, álcool e câncer bucal. O Dr. Ricardo Losekann Paiva é também autor de capítulos do livro "Coleção Manuais da Odontologia 6 Estomatologia". Sua vasta experiência e suas contribuições para a literatura acadêmica o tornam uma autoridade na área de Patologia Bucal.