Preciso fazer uma biópsia de boca! O que devo saber?
O que é biópsia?
O primeiro ponto a ser esclarecido é a definição de biópsia. Consiste na remoção de um fragmento de tecido vivo e posterior análise microscópica. Existem basicamente dois tipos. A biópsia excisional/total que é a retirada completa da lesão e, neste caso, já considerado o tratamento definitivo. Já a biópsia incisional seria a remoção de parte da lesão para fins de diagnóstico. (Figuras 1 e 2) O tipo de biópsia irá depender do diagnóstico presuntivo da lesão.
Toda lesão na boca necessita de biópsia?
Não. Algumas doenças da boca tem um aspecto clínico característico que dispensa a necessidade de biópsia para confirmar o diagnóstico.
Como é feita a biópsia?
A biópsia é um procedimento cirúrgico, logo exige cuidados prévios (boa anamnese do paciente), durante (boa técnica cirúrgica do profissional) e após (controle da cicatrização) à cirurgia. Na quase totalidade dos casos, é realizada com anestesia local no consultório odontológico. Geralmente, exige 1 ou 2 dias de repouso pós cirurgia.
A biópsia é um exame auxiliar ao diagnóstico da doença de boca. Para o nome da doença (diagnóstico), é necessário associá-la à história da lesão (quando surgiu, se há dor, por exemplo) e ao exame da lesão pelo profissional.