Principais dúvidas sobre a extração do dente siso
Indicações de remoção do dente siso (terceiro molar):
O dente siso (terceiro molar) é o ultimo dente a romper a gengiva e, em muitos casos, não há espaço suficiente para a sua completa erupção. A sua erupção parcial acarreta um quadro de infecção e dor no seu folículo pericoronário (tecido que recobre o dente) conhecido como pericoronarite. Esta é o principal motivo que indica a extração do siso! Porém, há outras situações, mesmo assintomáticas, que requerem a remoção do terceiro molar (siso):- Reabsorção ou cárie do segundo molar ocasionada pela má posição do siso;
- Cisto ou tumor relacionado ao dente siso totalmente ou semi impactado no osso;
- Cárie no siso em situações que não justifiquem sua permanência na boca;
Cuidados antes da cirurgia do dente siso:
Antes da cirurgia do siso, realiza-se uma anamnese do paciente para averiguar sua saúde geral e, então, se necessário são solicitados exames de sangue e/ou liberação médica. O exame radiográfico é obrigatório! A tomografia computadorizada poderá ser solicitada em casos de maior complexidade cirúrgica. O paciente deve se alimentar normalmente antes da cirurgia e preferencialmente vir acompanhado. Em pacientes muito ansiosos, poder-se-á utilizar um ansiolítico uma hora antes do procedimento. Antibióticos e anti-inflamatórios antes da cirurgia serão prescritos pelo profissional, dependendo da extensão da cirurgia.Cuidados durante a cirurgia do dente siso:
Estes cuidados são quase na sua totalidade de responsabilidade do profissional e sua equipe. Considerando a cirurgia do siso de extrema complexidade, uma boa técnica cirúrgica e assepsia adequada são essenciais para o sucesso do tratamento! A cirurgia do terceiro molar (siso) não ocasiona dor durante o procedimento. Uma boa técnica anestésica garante o conforto ao paciente.Cuidados após a cirurgia do dente siso:
O cuidado pós-cirurgia é de extrema importância para ocorra uma boa cicatrização. Seguem algumas condutas:- Repouso com cabeça elevada (dois travesseiros) de 24 a 48hs:
- Gelo na face por 30 minutos com intervalo de 1 hora nas primeiras 24hs pós-cirurgia;
- Alimentos pastosos e frios nas primeiras 24 hs.
- Evitar uso de cigarro nas 48 horas pós-cirurgia;
- Em caso de sangramento, morder uma gaze por 15 min no local da cirurgia;
- Bochechos somente no dia seguinte à cirurgia;
- Usar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
- Em dúvida, entrar em contato com o cirurgião-dentista;
Dúvidas Frequentes sobre a extração do dente siso
Depende da extensão da cirurgia e o tipo de ponto utilizado. Geralmente, 3 a 4 pontos simples são suficientes.
Sim. No consultório dentário, é possível caso as extrações sejam de menor complexidade cirúrgica. Caso contrário, indica-se realizá-las em âmbito hospitalar com anestesia geral para melhor conforto e segurança ao paciente.
Nas primeiras 24 a 48 horas, indicam-se alimentos frios e pastosos.
O repouso irá auxiliar na cicatrização, no alívio da dor e irá evitar sangramentos pós cirurgia.
Sim. Porém, deve evitar exercícios físicos nas primeiras 72 horas, em média.
Com a cabeça elevada. De preferência, utilizar dois travesseiros.
Sim, salvo os casos de extração dos sisos de cima que tiveram uma intercorrência que comunicou a boca com o seio maxilar. Nestes casos, o profissional irá informá-lo.
Se dormindo significa sedação ou anestesia geral, sim!
Sim. Sem problemas.
Dr. Ricardo Losekann Paiva
Dr. Ricardo Losekann Paiva, Mestre em Patologia Bucal. Possui mais de 15 anos de experiência na área de estomatologia clínica e tem como principais áreas de atuação o carcinoma espinocelular, lesões bucais, citopatologia bucal e saúde pública. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela FAMESP. Diversas publicações em revistas de destaque na área, incluindo Acta Cytologica, Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology, e Analytical and Quantitative Cytology and Histology. Seus artigos abrangem tópicos como screening citológico, carcinoma de células escamosas, cistos, álcool e câncer bucal. O Dr. Ricardo Losekann Paiva é também autor de capítulos do livro "Coleção Manuais da Odontologia 6 Estomatologia". Sua vasta experiência e suas contribuições para a literatura acadêmica o tornam uma autoridade na área de Patologia Bucal.