a
Seg - Sex: 9:00- 18:00 Sab - Dom: Somente Emergências
(51) 3224-5976 (51) 98519-3112
Avenida Protásio Alves, 1281/407 Petrópolis | Porto Alegre | RS

Blog

Principais dúvidas sobre a extração do dente siso

Indicações de remoção do dente siso (terceiro molar):

O dente siso (terceiro molar) é o ultimo dente a romper a gengiva e, em muitos casos, não há espaço suficiente para a sua completa erupção. A sua erupção parcial acarreta um quadro de infecção e dor no seu folículo pericoronário (tecido que recobre o dente) conhecido como pericoronarite. Esta é o principal motivo que indica a extração do siso! Porém, há outras situações, mesmo assintomáticas, que requerem a remoção do terceiro molar (siso):
  • Reabsorção ou cárie do segundo molar ocasionada pela má posição do siso;
  • Cisto ou tumor relacionado ao dente siso totalmente ou semi impactado no osso;
  • Cárie no siso em situações que não justifiquem sua permanência na boca;
Importante salientar que algumas das situações acima serão descobertas pelo exame físico e/ou radiográfico.  

Cuidados antes da cirurgia do dente siso:

Antes da cirurgia do siso, realiza-se uma anamnese do paciente para averiguar sua saúde geral e, então, se necessário são solicitados exames de sangue e/ou liberação médica. O exame radiográfico é obrigatório! A tomografia computadorizada poderá ser solicitada em casos de maior complexidade cirúrgica. O paciente deve se alimentar normalmente antes da cirurgia e preferencialmente vir acompanhado. Em pacientes muito ansiosos, poder-se-á utilizar um ansiolítico uma hora antes do procedimento. Antibióticos e anti-inflamatórios antes da cirurgia serão prescritos pelo profissional, dependendo da extensão da cirurgia.  

Cuidados durante a cirurgia do dente siso:

Estes cuidados são quase na sua totalidade de responsabilidade do profissional e sua equipe. Considerando a cirurgia do siso de extrema complexidade, uma boa técnica cirúrgica e assepsia adequada são essenciais para o sucesso do tratamento! A cirurgia do terceiro molar (siso) não ocasiona dor durante o procedimento. Uma boa técnica anestésica garante o conforto ao paciente.  

Cuidados após a cirurgia do dente siso:

O cuidado pós-cirurgia é de extrema importância para ocorra uma boa cicatrização. Seguem algumas condutas:
  • Repouso com cabeça elevada (dois travesseiros) de 24 a 48hs:
  • Gelo na face por 30 minutos com intervalo de 1 hora nas primeiras 24hs pós-cirurgia;
  • Alimentos pastosos e frios nas primeiras 24 hs.
  • Evitar uso de cigarro nas 48 horas pós-cirurgia;
  • Em caso de sangramento, morder uma gaze por 15 min no local da cirurgia;
  • Bochechos somente no dia seguinte à cirurgia;
  • Usar a medicação prescrita pelo cirurgião-dentista;
  • Em dúvida, entrar em contato com o cirurgião-dentista;
Mesmo após a cicatrização do osso e gengiva da região da extração do siso, é aconselhável o controle radiográfico periódico. O intervalo deste controle é determinado pelo cirurgião-dentista, segundo cada caso. Segundo critérios clínicos e/ou radiográficos, é indicado o envio para exame no laboratório de patologia do tecido associado ao dente do siso para descartar lesões císticas ou tumorais.

Dúvidas Frequentes sobre a extração do dente siso

Depende da extensão da cirurgia e capacidade individual de cicatrização, mas geralmente, dois a três dias de repouso são suficientes.

Depende da extensão da cirurgia e o tipo de ponto utilizado. Geralmente, 3 a 4 pontos simples são suficientes.

Sim. No consultório dentário, é possível caso as extrações sejam de menor complexidade cirúrgica. Caso contrário, indica-se realizá-las em âmbito hospitalar com anestesia geral para melhor conforto e segurança ao paciente.

Nas primeiras 24 a 48 horas, indicam-se alimentos frios e pastosos.

O repouso irá auxiliar na cicatrização, no alívio da dor e irá evitar sangramentos pós cirurgia.

Sim. Porém, deve evitar exercícios físicos nas primeiras 72 horas, em média.

Com a cabeça elevada. De preferência, utilizar dois travesseiros.

Sim, salvo os casos de extração dos sisos de cima que tiveram uma intercorrência que comunicou a boca com o seio maxilar. Nestes casos, o profissional irá informá-lo.

Se dormindo significa sedação ou anestesia geral, sim!

Dr. Ricardo Losekann Paiva, Mestre em Patologia Bucal. Possui mais de 15 anos de experiência na área de estomatologia clínica e tem como principais áreas de atuação o carcinoma espinocelular, lesões bucais, citopatologia bucal e saúde pública. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela FAMESP. Diversas publicações em revistas de destaque na área, incluindo Acta Cytologica, Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology, e Analytical and Quantitative Cytology and Histology. Seus artigos abrangem tópicos como screening citológico, carcinoma de células escamosas, cistos, álcool e câncer bucal. O Dr. Ricardo Losekann Paiva é também autor de capítulos do livro "Coleção Manuais da Odontologia 6 Estomatologia". Sua vasta experiência e suas contribuições para a literatura acadêmica o tornam uma autoridade na área de Patologia Bucal.