Quando procurar um estomatologista?
O estomatologista é um profissional da saúde que se especializa no diagnóstico e tratamento das doenças da boca e do complexo bucomaxilofacial. É uma especialidade não muito conhecida, porém de extrema importância. Sua atuação engloba a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças bucais. Além disso, o estomatologista também atua no tratamento de doenças mais graves, como o câncer de boca
Quando o paciente deve procurar o estomatologista?
Na verdade, devemos realizar exames bucais periódicos com o estomatologista mesmo que não se note nada de errado na cavidade bucal. Existem patologias que são indolores no início e outras de difícil visualização no auto exame. No entanto, há alterações que podem ser detectadas pelo paciente que carecem de uma visita mais urgente a este profissional.
E quais alterações são estas?
- Mudança na coloração da mucosa da boca: a palidez pode indicar quadro de anemia ou a vermelhidão pode representar infecção por fungo, lesão cancerizável ou doença autoimune;
- Aumento de volume ou presença de nódulos na boca: podem ser desde infecções dentárias a tumores benignos ou malignos;
- Feridas: podem ser machucados ou até câncer bucal. Especial atenção para aquelas feridas que não cicatrizam em 15 dias;
- Placas brancas que não saem à raspagem com gaze: podem ser “calos” por trauma repetitivo ou até mesmo uma lesão que pode se transformar em câncer de boca.
Mesmo sem dor, paciente notou esta ferida que não se cicatrizava. Tratava-se de um câncer de boca em fase inicial
Para realizar o diagnóstico das doenças bucais, o estomatologista utiliza diversas técnicas, como exame clínico, radiografias, biópsias e outros exames laboratoriais. Com base no diagnóstico, o profissional pode indicar o tratamento mais adequado, que pode incluir medicações, cirurgias, tratamentos odontológicos ou outros procedimentos.
A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas mais graves no futuro. Por isso, é importante visitar regularmente o estomatologista para exames e adotar medidas de cuidado diário com a higiene bucal.
“Visite periodicamente um profissional para a realização do exame bucal. Entre essas consultas, é importante reforçar o cuidado com a saúde bucal através do autoexame.”
Como realizar o autoexame da saúde bucal e identificar problemas na boca
Realizar o autoexame da saúde bucal é uma medida simples e importante para identificar qualquer alteração na boca e procurar um profissional habilitado caso sejam identificadas mudanças.
Algumas dicas para realizar o autoexame da saúde bucal são:
- Examine a boca com uma luz forte e um espelho. Procure por alterações na cor da mucosa, presença de nódulos ou feridas que não cicatrizam em 15 dias.
- Utilize gaze ou uma escova de dentes para raspagem suave em áreas onde há placas brancas ou marrons. Se a placa não sair, isso pode ser um sinal de problema na saúde bucal.
- Anote qualquer alteração identificada no autoexame e leve essa informação para a próxima consulta com o estomatologista.
É importante lembrar que o autoexame da saúde bucal não substitui a avaliação de um profissional habilitado, mas pode ajudar a identificar qualquer alteração e procurar um profissional o mais cedo possível.
Se você ainda não realizou um exame bucal recentemente ou tem alguma alteração na boca que precisa ser avaliada, não hesite em agendar uma consulta.