a
Seg - Sex: 9:00- 18:00 Sab - Dom: Somente Emergências
(51) 3224-5976 (51) 98519-3112
Avenida Protásio Alves, 1281/407 Petrópolis | Porto Alegre | RS

Blog

Sinais e sintomas do câncer de boca na fase inicial

O câncer bucal pode ser uma doença muito séria, especialmente quando é diagnosticado tarde demais. Infelizmente, isso é relativamente comum, e isso contribui para a alta taxa de mortalidade associada a essa doença. No Rio Grande do Sul, por exemplo, há um número relativamente alto de casos diagnosticados por 100 mil habitantes.

Mas aqui está a boa notícia: se o câncer de boca é detectado no início, as chances de cura são muito maiores. Por isso, é tão importante fazer exames de rotina e visitar regularmente o seu estomatologista. Isso pode ajudar a identificar qualquer problema no início, quando ainda é mais fácil de tratar.

Ao longo deste post, vamos mostrar algumas fotos que ilustram as formas mais comuns de câncer bucal no início. É importante estar atento a esses sinais e procurar ajuda médica assim que possível, para aumentar as chances de uma recuperação bem-sucedida.

 

 

Nesta mesma figura, vemos duas formas que o câncer pode se apresentar em fase inicial. Na seta vazia, há uma placa esbranquiçada que não sai à raspagem. Na seta preenchida, uma área avermelhada pode ser observada.

 

Nesta figura, vemos outra maneira que o câncer pode se apresentar em fase inicial. Na seta vazia, há uma ferida que não cicatriza.

 

Nesta figura, vemos um aumento de volume (nódulo) do céu da boca (palato duro).

Como mencionamos anteriormente, o câncer de boca pode se manifestar de muitas maneiras diferentes. Por isso, é importante ficar atento a qualquer sinal de que algo está fora do normal e procurar um estomatologista o mais breve possível.

Não se esqueça de também agendar visitas regulares ao seu estomatologista. Essas visitas são uma ótima oportunidade para examinar a boca e identificar qualquer problema no início. Além disso, é importante complementar essas visitas com o autoexame bucal, que pode ajudá-lo a identificar possíveis sinais de câncer ou outras condições de saúde.

Dr. Ricardo Losekann Paiva, Mestre em Patologia Bucal. Possui mais de 15 anos de experiência na área de estomatologia clínica e tem como principais áreas de atuação o carcinoma espinocelular, lesões bucais, citopatologia bucal e saúde pública. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela FAMESP. Diversas publicações em revistas de destaque na área, incluindo Acta Cytologica, Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology, e Analytical and Quantitative Cytology and Histology. Seus artigos abrangem tópicos como screening citológico, carcinoma de células escamosas, cistos, álcool e câncer bucal. O Dr. Ricardo Losekann Paiva é também autor de capítulos do livro "Coleção Manuais da Odontologia 6 Estomatologia". Sua vasta experiência e suas contribuições para a literatura acadêmica o tornam uma autoridade na área de Patologia Bucal.