Sim! E é uma infecção ocasionada por um fungo que está presente na nossa boca: a Candida albicans.
Na ausência de doença, ele está em equilíbrio e harmonia com a nossa flora bucal. Porém, algumas situações podem acarretar uma proliferação deste fungo, resultando na candidíase.
Mas o que causa a candidíase?
A candidíase pode ser ocasionada por uma baixa de imunidade do nosso corpo (diabetes descontrolada, anemia, radioterapia, quimioterapia, uso crônico de corticoides sistêmicos ou de “bombinhas para asma”, idade avançada entre outros) ou ainda pelo uso de antibióticos de amplo espectro, uso de próteses totais ou parciais.
Como são os sintomas e sinais da candidíase?
Esta infecção pode se manifestar como ardência ou desconforto na boca até como lesões: áreas avermelhadas ou esbranquiçadas que saem à raspagem.
O não tratamento da candidíase em pacientes imunocomprometidos pode acarretar na disseminação da infecção e, em alguns casos, septicemia.
O diagnóstico é realizado na grande maioria dos casos pelo exame físico. E em situações não responsivas aos antifúngicos, pode-se associar com coleta e cultura para identificar o fungo envolvido. E, como em qualquer doença, o diagnóstico precoce facilita o tratamento!
Fotos de diferentes aspectos da candidíase em boca
Dr. Ricardo Losekann Paiva, Mestre em Patologia Bucal.
Possui mais de 15 anos de experiência na área de estomatologia clínica e tem como principais áreas de atuação o carcinoma espinocelular, lesões bucais, citopatologia bucal e saúde pública. Graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado pela mesma universidade. Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela FAMESP.
Diversas publicações em revistas de destaque na área, incluindo Acta Cytologica, Oral Surgery Oral Medicine Oral Pathology Oral Radiology, e Analytical and Quantitative Cytology and Histology. Seus artigos abrangem tópicos como screening citológico, carcinoma de células escamosas, cistos, álcool e câncer bucal. O Dr. Ricardo Losekann Paiva é também autor de capítulos do livro "Coleção Manuais da Odontologia 6 Estomatologia". Sua vasta experiência e suas contribuições para a literatura acadêmica o tornam uma autoridade na área de Patologia Bucal.